RESUMO:
O presente estudo tem por objetivo apresentar reflexões sobre a avaliação de professores como um mecanismo para a melhoria da qualidade educacional no ensino brasileiro, o que é um trabalho complexo, sendo que há muitos caminhos, muitos modos de avaliar e este estudo pretende abordar uma perspectiva de evolução no modo de avaliação docente no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com artigos sobre a avaliação docente em apostilas com coletâneas de artigos assim como pesquisa em documentos online com visões de diversos autores, pensadores da educação no país e professores. O intuito é servir de ajuda para os gestores na busca de novos parâmetros avaliativos visando a melhoria de ensino no país, o que não uma tarefa fácil, porém, é necessário que alguém se disponha a fazer mudanças em prol de um futuro melhor, e não há futuro melhor se não procurarmos hoje melhorar justamente o sistema de ensino, onde o professor é o pivô que media os cidadãos que saindo da sala de aula tomarão decisões futuramente que podem mudar a história do país, e o gestor, por sua vez, tem que garantir que o professor faça um bom trabalho, e, para tanto, é preciso saber avaliar se realmente um bom trabalho está sendo feito para depois saber onde interferir para fazer valer essa melhoria.
Palavras-chave: QUALIDADE DO ENSINO, BRASIL, AVALIAÇÃO DO PROFESSOR, GESTÃO ESCOLAR.
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