sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Apresentação

APRESENTAÇÃO:

Nascido em Pacoti-Ceará em 1º de abril de 1986.

Estudei no Jardim na Escola Menezes Pimentel, da alfabetização à 8ª série no Instituto Maria Imaculada em Pacoti.

Escolhido dentre os 30 desenhos no concurso de desenhos “O Pacoti visto por suas crianças” em 1997.

No Ensino Médio fui 3º lugar em concurso de poesias na Escola Menezes Pimentel e também 3º lugar em concurso de pensamento de improviso sobre a semana da amizade.

Praticante de alguns esportes como: 

· Xadrez, participando do 2º Campeonato de Xadrez de Guaramiranga em 2013;

· Futebol, participando de 3 campeonatos em Pacoti, no primeiro o time só perdeu, no segundo o time foi desclassificado do Festal por ter quase todos os jogadores maiores de 18 anos, ele com 16 anos, ganhando ainda a primeira partida por W.O. e no terceiro campeonato meu time ganhou todas as partidas levando apenas um gol, terminando em 3º lugar e só o goleiro ganhando medalha; 

· Basket, desde o Instituto Maria Imaculada, passando pelo cursinho no Evolutivo e de volta a Pacoti fiz parte do 1º torneio de basket em Pacoti na quadra do Pólo de Lazer e do 1º torneio de basket meia-quadra também em Pacoti, sendo o cestinha com 48 pontos. Fiz parte do time de Basket de Pacoti em 2008, que ficou em 2º lugar em torneio no Maciço de Baturité, perdendo apenas para o time da cidade de Baturité. Mas, não cheguei a jogar no torneio porque as datas dos jogos e as viagens atrapalhariam as aulas da faculdade de História, que comecei a cursar em 2007 e só terminaria em 2010.

· Vôlei pouco joguei;

· Hadball pouco joguei; 

· Capoeira, desde os 14 anos, graduado 2 vezes;

· Karatê, onde tirei 2ª faixa (amarela) em Baturité em 2012; 

· Muay-Thai, nível iniciante; 

· Krav-Magá, nível iniciante; 

· E 4 cursos de Defesa-Pessoal.

Criador, Presidente e Idealizador do Jornal Delfos-CE, (2007).
Criador e Idealizador da Associação Cultural SEMPRE-Segmento dos Estudiosos da Memória e Patrimônio Regional da Serra de Baturité (2008). 

Criador e Idealizador do 1° Arquivo Público do Interior do Nordeste (2009).

2° e 4° lugares, consecutivamente, no 1° e 2° concursos de poesia da comunidade do Orkut "Vamos Escrever um livro?"(2009 e 2010). 

Criador, Idealizador e Curador da Exposição Histórica: "PACOTI: UMA HISTÓRIA EM DOCUMENTOS", aprovado pelo Banco do Nordeste (2010).

Sócio do Instituto Desenvolver (2011).

Trabalhei para o Governo do Estado do Ceará como Pesquisador no Porto do Pecém (2011).

2° Lugar em concurso de pensamento sobre poesia na comunidade "Grupo de Poesia" no Facebook (2012).

Publico notícias, contos, crônicas, poesias, fábulas, romances, artigos, peça teatral e letras de música em 36 blogs desde 2005. Em processo de parceria com alguns cantores.

Fui candidato a vereador pelo PT em Pacoti em 2012, tendo 51 votos e pretendo ser novamente em 2016, agora pelo PEN.

Atualmente publico em 11 páginas no Facebook e também em alguns grupos; Ministrei aulas de História, Geografia, Arte e Religião em Pacoti (de 2008 a 2011 no Colégio São Luís e na Escola Menezes Pimentel).

Cursei Administração na FACE- Faculdade Evolutivo, em Fortaleza, fazendo ainda um pouco mais de um ano e abandonei para fazer novo vestibular em Pacoti na UVA-Universidade Estadual Vale do Acaraú, onde criei o Jornal Delfos no primeiro dia de aula em junho de 2007 com mais dois colegas e me formei em Licenciatura Plena em História em 2010. 

O Jornal Delfos foi impresso 14 vezes até agora e será doravante feito em PDF, fora os sites e o blog. Continuam como Presidentes iguais e Criadores e Idealizadores Aroldo Filho e Cristiano Viana Silveira.

Fiz parte da APAIP-Associação de Poetas e Artistas Independentes de Pacoti, ainda no ensino médio, 2002 a 2004, quando também despertei para a importância de um arquivo público e de um museu em Pacoti. Quando fiz parte também do jornal VISART, na escola Menezes Pimentel.

Comecei a executar o Projeto Semente, no 3° ano, quando fui líder de sala, em 2004, reunindo todos os líderes de sala da escola Menezes Pimentel. O primeiro projeto que escrevi para que se unisse escola e sociedade numa ação sociocultural para melhor contar a história de Pacoti, servindo de apoio ao projeto do livro didático de Pacoti de Rosimar Brito. Livro esse que até o momento não foi publicado e se chamaria “O Pacoti do meu tempo” e mais tarde poderia se chamar “Pacoti do meu tempo: história e memória”.

Tentei criar um grupo jovem de poetas chamado AJAS- Aliança dos Jovens Artistas, de 2004 a 2007. Título do meu primeiro blog em 2007, quando cursava faculdade de Administração na Faculdade Evolutivo em Fortaleza (2006-2007). Agora em 2016 finalmente criei o grupo AJAS, mas iremos nos reunir novamente somente em 2017 por alguns motivos pessoais.

Em 2007 crie o Jornal Delfos; que hoje é visto em mais de 56 países, com 93 seguidores e unindo pessoas de vários Estados do Brasil. Realizei diversas entrevistas, também com pessoas de vários Estados. Destaco a entrevista com o jornalista Fábio Oliva , que é premiado nacionalmente por bravura e faz parte da ABRAJI- Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos, do jornal "Folha do Norte". Blog: http://jornaldelfos.blogspot.com

Sendo o Jornal Delfos, portanto, o jornal pacotiense de maior repercussão mundial; existindo em forma de site, blog e impressão. Também é o 1° jornal universitário de Pacoti. O blog passa atualmente de 250 mil acessos. Agora não funciona mais em site e depois de 14 impressões passamos a funcionar apenas no blog e na página pelo Facebook, mas talvez, se tudo der certo, poderemos vir a fazê-lo impresso mais uma vez.

Em 2008, 2009, 2010 e 2011, lecionei nas escolas Menezes Pimentel e São São Luís aulas de História, Geografia, Arte e Religião, de 5º a 9º ano do Ensino Fundamental e de 1º a 3º ano do Ensino Médio. 

Criei, em 2008, a Associação Cultural SEMPRE- Segmento dos Estudiosos da Memória e Patrimônio Regional da Serra de Baturité, o Arquivo Público José Audísio de Sousa e a exposição histórica: Pacoti: uma História em documentos.

O Arquivo José Audísio de Sousa é o 1° no interior do Nordeste, logo, tem uma grande importância na história regional. A associação e a exposição foram acolhidas pela UECE por meio da Prof. Dr. Lúcia Helena Fonseca Granjeiro, sendo, portanto, de importância histórica local também por estarem dentro de um Campus Experimental da Faculdade Estadual do Ceará –UECE- em Pacoti. A exposição ficou exposta por mais de um ano, tendo mais de mil e quinhentos (1500) visitantes.

Essas ações foram realizadas desde o meu primeiro dia de faculdade de História, e por causa de todas essas ações juntas é que hoje sou o 2° historiador profissional pacotiense, e muito me orgulha que a 1ª historiadora profissional pacotiense seja minha mãe, Rosimar Brito; que ganhou medalha de mérito legislativo em 2004 e nova comenda em 2011 por ser a primeira escritora oficial de Pacoti.

Em 2011 trabalhei como pesquisador no IDACE- Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará, no Porto do Pecém.

Em 2013 trabalhei de segurança no restaurante Kanto Verde, em Pacoti.

Trabalhei com água mineral com intervalos em 2004 depois em 2007 a 2015, principalmente com venda para varejo. De vendedor, de peão e gerente.

Em 2014 lecionei História e Geografia na Escola Linha da Serra, em Guaramiranga.

Atualmente faço parte do Instituto Desenvolver e estou em processo de parceria com algumas ONGs em Pacoti. 

Transformei o meu projeto de livro de poesias “Ocaso do alvorecer” em e-book em 2016 e distribuo na internet gratuitamente. Pretendo publicá-lo impresso quando der e mais tarde publicar outros no maior número de gênero literário possível. Talvez, algum dia eu publique também livros técnicos.

Também em 2016 fiquei sabendo de cursos de pós-graduação em Pacoti e resolvi fazer a pós-graduação em Gestão Escolar pela FAK por ter a ver com Administração, área que cheguei a cursar por um ano e meio e na qual penso em fazer mestrado e, talvez, mais tarde, doutorado. 

Estou fazendo parceria com outros jornais de Pacoti, até agora 3, onde possivelmente passarei também a escrever, que são: Folha do Maciço, Mente Aberta e Folha de Pacoti (jornal que circulou em Pacoti por volta de 20 anos atrás, sendo portanto um resgate deste jornal). E há uma possibilidade de o Jornal Delfos voltar a ser impresso.

Também neste ano, recebi da Prefeitura Municipal de Pacoti, juntamente com a minha mãe (Rosimar Brito), minha tia (Lucimar Brito) e meu avô materno (Bento Luís de Brito), dentre outras pessoas, a “Comenda Domitila de Honra ao Mérito” através da SECULDT- Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto.

Também em 2016 passei no Concurso Nacional “Novos Poetas” da Editora Vivara com a poesia “A formiga e a cigarra”, entre 2.370 concorrentes, foram escolhidos 250. A minha tia Lucimar Brito também passou no mesmo concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário